Ciências da SaúdeCuriosidadesEducação

1905 O Ano Miraculoso de Albert Einstein

Imagine um técnico de terceira classe, até então um desconhecido para o mundo da ciência, atuando no modesto ambiente do escritório de registro de patentes na cidade de Berna na Suíça. Imaginou? Pois então, é nesse ambiente que no ano de mil novecentos e cinco Albert Einstein, realizando experimentos mentais, escreve cinco artigos que mudariam para sempre os rumos da física e por que não dizer do mundo que vivemos.  Munido apenas de sua imaginação, esse homem, até então um desconhecido para o mundo da ciência, realiza feitos notáveis.

O Fóton

Em seu primeiro artigo Einstein propõe a explicação para o Efeito Fotoelétrico. Fazendo uso da constante de Planck, define o quantum de luz, uma partícula associada à luz, consagrando a característica dualista da luz. Sendo esse um dos fundamentos para a mecânica quântica, a teoria que hoje descreve a relação entre os aspectos corpusculares e ondulatórios da realidade, e que está na base da física atômica, nuclear, da matéria condensada e de grande parte da tecnologia recente, como os computadores. 

Na sequência um outro artigo, Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares, aceito como tese de doutoramento na Universidade de Zurique. Einstein trata da determinação do tamanho exato de átomos a partir da difusão e da viscosidade em soluções diluídas de substâncias neutras.

Vinte e Quatro Séculos Depois de Demócrito

Na sequência o próximo artigo, sobre o movimento de partículas suspensas em fluidos em repouso, trata do movimento Browniano fornecendo evidências de que a matéria é composta de átomos. Vinte e quatro séculos depois de Demócrito, toda dúvida sobre a real existência dos átomos veio a cair.

Tudo é Relativo

No quarto artigo do ano do milagre, Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento, que segundo o próprio autor era apenas um esboço grosseiro, Einstein apresenta o seu primeiro trabalho sobre a teoria da relatividade introduzindo uma modificação na teoria do espaço e tempo. Para resolver um conflito aparente entre mecânica e teoria eletromagnética, Einstein compreende que o tempo passa mais devagar quando se viaja rápido e que é melhor pensar o mundo como um “espaço-tempo” unitário de quatro dimensões, em vez de considerar separados o espaço (tridimensional) e o tempo.

Imagem: Pixabay – johnsonmartin (user_id:724525 )

E por fim, no quinto artigo, cujo título é uma pergunta: A inércia de um corpo depende da sua energia? Einstein propõe sua famosa equação que postula que a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado. Certamente uma das equações mais famosas da história.

O Nobel

Einstein recebe o Nobel pela explicação do efeito fotoelétrico. E seu excepcional trabalho intuiu que o mundo é muito mais complexo do que havia sido mostrado.  Seu trabalho abriu uma porta para uma realidade mais rica, bela e, logo que compreendida, mais simples do que se acreditava até então. Sua produção intelectual mudou a ciência e está presente em nosso cotidiano mesmo que você não saiba.  Se você gostou do vídeo por favor curte, compartilha, deixa um comentário, ativa o sininho para receber novas notificações e vem junto nessa Jornada da Sabedoria

Veja aqui a descoberta dos raios X

A Física Médica: Uma Breve História e os Principais Nomes Ligados a Essa Área

4 thoughts on “1905 O Ano Miraculoso de Albert Einstein

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *